Notícia na íntegra

Quinta-feira, 28 de Abril de 2022 | Horário: 17:40
Compartilhe:

Prefeitura promove diálogo aberto após exibição gratuita do filme “Cracolândia” no Centro Cultural São Paulo

Documentário premiado mostra a situação dos usuários de crack na maior cidade brasileira e ouve coletivos, políticos, agentes públicos e usuários

A Prefeitura de São Paulo promove, por meio do Programa Redenção, nesta sexta-feira (29), o Cine Diálogo “Cracolândia”. O evento ocorre na Sala Paulo Emílio do Circuito Spcine de Cinema, no Centro Cultural São Paulo. Após exibição gratuita do premiado documentário, o diretor do filme Edu Felistoque, o psiquiatra e coordenador técnico do Programa Redenção, Arthur Guerra, o secretário executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura, Alexis Vargas, e o rapper Dexter, participam de roda de conversa, seguida de perguntas da plateia. O diálogo será mediado pelo ator Evandro Santo com tradução em libras.

Com depoimentos de diferentes realidades – dos que a estudam, dos que tentam contê-la e dos que vivem nela –, o documentário “Cracolândia” propõe um debate sobre o fenômeno do consumo de drogas a céu aberto, que tem se tornado uma epidemia mundial e é um dos mais complexos desafios urbanos da vida moderna. Participam do filme líderes, especialistas, médicos, agentes de serviços sociais, policiais, desembargadores, representantes de ONGs e de centros de apoio, dependentes químicos e outros profissionais de diversas áreas de atuação ligadas à busca da solução do problema no Brasil e no mundo.

“O filme mostra os mais diversos pontos de vista sobre este problema social”, avalia Alexis Vargas. “Acreditamos que é um excelente ponto de partida para um amplo e necessário diálogo com a sociedade sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, em especial sobre as cenas de uso aberto e suas consequências para a cidade como um todo.”

Foram sete anos para a realização do filme, coproduzido pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo. O longa-metragem recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Europe Film Festival 2021 e no Seoul International Film Festival 2021 e Prêmio do Júri no 18º International Festival Signs of the Night - Berlin / 2020.

As filmagens aconteceram em São Paulo, Estados Unidos, Canadá e países da Europa, como Suíça. Já as cenas no Brasil são destaque em meio à região central da maior cidade da América Latina, cujas ruas se tornaram um dos mais incontroláveis pontos de uso da droga no País. Veja o trailer aqui.

Na segunda parte do evento, após dialogar sobre o tema, os convidados responderão a perguntas da plateia.

“A dependência química não escolhe nível intelectual, não escolhe nível social, não escolhe se você é bonito ou se é feio. É uma doença e está espalhada em todas as classes sociais", destaca o mediador do evento, Evandro Santo, que interpretava o personagem Christian Pior no extinto “Pânico na TV” e conhece pessoalmente o drama do uso abusivo de drogas. 

Consumo e consequência do uso abusivo

O uso abusivo de drogas é um mal social em todo mundo. Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aponta que cerca de 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou cerca de 275 milhões de pessoas, usam algum tipo de droga.

O relatório mostra também a existência de mais de 36 milhões de usuários de drogas problemáticos - aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. Clique nestes 
links para mais informações: 1 e 2

Serviço:

Cine Diálogo “Cracolândia”
29/04/22
19 horas – Exibição gratuita do documentário
20h45 às 21h45 – Diálogo aberto
Centro Cultural São Paulo
Circuito Spcine - Sala Paulo Emílio
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn